terça-feira, 13 de maio de 2014

Dicas: Casamento DIY

Boa tarde gente!
como estamos?
Bom depois de ter contado sobre o casamento da minha prima Aqui eu vim falar sobre tudo o q aprendi....
Dicas para um casamento Feito por você mesmo...

Na vida é necessário que aprendamos com tudo que acontece ao nosso redor...sabe as vezes ela esta tentando nos ensinar sem precisar que a gente passe por algo....e como nós noivinhas econômicas sonhamos tanto quanto qualquer outra com um casamento lindo e perfeito temos que ser criativas.
O casamento da minha prima me fez analisar até onde podemos julgar o sonho de outra pessoa, e quem sou eu para dizer que o sonho é possível ou impossível....



por isso quando ela falou q queria casar eu aceitei o desafio, primeiro pq ela é minha prima e eu a amo e segundo pq se tratava de um sonho dela, sonho este q existia desde criança, muitos talvez pode estar pensando q o casamento dela teve mil e um defeitos e acontecimento imprevistos e sim  teve muitos, mas nos bastidores de cada sonho tem algo que o público não ver....e ela casou sem apoio (financeiro e emocional do pai), o noivo ficou desempregado a poucos meses do casamento, a mãe dela cuida e sustenta a casa sozinha trabalhando como doméstica... a mãe dela ajudou em tudo o que pode....mas o que quero falar gente é o seguinte...Sonho é sonho...e se vc puder ajudar....ajuuudeee, dentro de suas possibilidades claro, mas saiba q depois vc se sentira a fada madrinha de alguém!




Agora como futura noivinha rsrs vim falar sobre o meu parecer.
Bom posso ser louca rsrs mas tbm quero fazer meu casamento assim quase todo DIY, maaaaaassss vamos aos pontos a ser pensado:

Se vc for casar e ter muitos convidados, coloque em sua cabeça q terá q contratar sim algumas coisas, e principalmente serviço, se for um casamento com poucas pessoas, dá pra se aventurar, mas terá q ser muito disciplinada e administrar muito bem para que tudo saia como planejado.
O casamento da minha prima teve planejamento mas faltou organização.

Saiba q vc vai precisar de um tempo hábil se for fazer tudo, então quanto mais convidados mais trabalho....vc deve sempre começar pela lista de convidados, a partir dela que vc consegue cotar preços, e ter ideia de quanto vc terá q fazer...pense: 250  convidados: 250 lembrancinhas por exemplo....quanto tempo eu vou demorar pra fazer isso? então antes de tudo faça um cronograma do tempo que terá q gastar com o trabalho todo.

No meu casamento por exemplo, pretendo contratar a comida e a decoração da igreja, pq eu não vou casar na igreja e a recepção será em outro lugar, então são esses dois serviços q irei contratar; então analise bem a situação e veja o que vai valer a pena fazer, pq trocar seu dia de noiva e de seus familiares pra fazer comida talvez não seja o melhor....mas também existem vários tipos de cardápios, pesquise também, veja todas as possibilidades e defina o que é melhor pra você...



Na hora de fazer as lembrancinhas por exemplo, separe em caixas o tipo de lembrancinha, lacre a caixa e escreva nela a identificação do que tem nela, assim ficará bem melhor na hora de arrumar as coisas;
faça o mesmo com tudo que for usar, por exemplo separe materiais que possivelmente vc vai usar como: facas, tesouras, cola quente, alfinetes, cola, fita crepe, dupla face, durex, folhas de sulfite, pinceis, fitas de cetim, fitas, clips e tudo o q vc achar q poderá salvar o diiia....

Na hora do transportes é essencial q saiba o que tem nas caixas porque é necessário uma logística estratégica para as coisas funcionarem bem....sabe o check list que fazemos para o casamento? faça um para levar as coisas, defina: por onde vai começar arrumar? vou precisar de que? o que vai primeiro?
É necessário nomear uma pessoa que te represente e vai comandar tudo, desenhe como vc quer as coisas, veja a disposição de quem vai escolher para fazer isso...

Procure seguir seu cronograma, não deixe nada para ultima semana nem para véspera só se for realmente necessário.

Gente agora uma coisa que aconteceu no casamento da minha prima que foi muito chato foi a questão da chácara, por isso:

Quando for contratar um produto/serviço, pesquise sobre a empresa fornecedora, procure outras pessoas que já utilizaram, o reclame aqui, o facebook....leia os contratos, pergunte se não entender alguma cláusula, pergunte até sobre o que não esta no contrato: eu posso visitar o local um dia antes para ver como está a limpeza, a pintura, a grama, iluminação?  eu tenho q entregar o local como?  por exemplo....
não tenha vergonha de não saber...conheço pessoas assim, vc poderá evitar muitos imprevistos e maus entendidos....já pensou se falta luz no salão que vc contratou? um acidente com o fotógrafo? nunca havia pensado nessa possibilidade e nom sei se tem isso em contrato...e vai por mim é comum!

No caso da chácara: o caseiro não poderia ter fechado a chácara e impedido o pessoal de entrar, sabe pq? pq quando vc contrata uma chácara o que acontece dentro dela no decorrer do tempo locado, vc e seu noivo são responsáveis pelo que acontece lá dentro, um acidente por exemplo vcs que respondem.
Por isso tomem cuidado....



Bom gente eu sei que aprendii muito e faria muita coisas diferentes se fosse ela, mas ai entra a questão do sonho: até onde posso interferir no sonho alheio? sei que no meu casamento farei muitas coisas diferentes, e saiba que o casamento exige administração, logística e estratégia.....escreva tudo e se organize muito bem , pq não é facil cuidar de tantos detalhes importantes....
tenha consciência que muitas vezes temos que abrir mão e dá uma rebolada para alcançar os objetivos...
e sim é possível ter o casamento dos seus sonhos...

Espero que gostem das dicas...
e lembrem-se eu não sou nenhuma teórica, e meu blog é só meu diário, compartilho aqui coisas da minha vida e de meu cotidiano....nada é certo ou errado é só o que eu penso....

Bjus

Ari

obs: Imagens tiradas do Google, direitos autorais entrem em contato....

4 comentários:

  1. Sempre podemos tirar lições de coisas que acontecem e você fez isso, que bom que compartilhou com a gente. Realmente, pra se organizar um casamento não é fácil, e se você mesma for fazer a maioria das coisas, mais difícil ainda. Por isso é necessário se programar detalhadamente sobre o que você quer, como vai fazer, quem vai te ajudar, que orçamento você tem, etc. Adorei o post!
    Beijos
    http://quasecasadosdanejo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ari...
    Retribuindo sua visitinha :)
    E já vou ficar por aqui te acompanhando de pertinho!!
    Adoreiii suas dicas... farei algumas coisas manuais, mas vou contar com o apoio da decoradora... E meu casamento terá 80 pessoas e para tudo realmente precisa de muito planejamento...
    Realmente foram muito ricas as suas sugestões :)

    Beijinhos!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente Ariene,

    É dificil organizar.. quando programamos com muito tempo de antecedência já é complicado se achar nos afazeres..
    Interessante seu post de hoje :)

    Beijo
    http://noivapirando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu post, os DIY são uma otima opção para quem deseja economizar!
    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir